A Oi investiu R$ 65 milhões no Paraná no primeiro trimestre de 2014. Esse valor supera em 25% o total investido no mesmo período no ano passado. A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões. O cliente da Oi no Paraná já percebe o resultado destes investimentos. Segundo a última avaliação divulgada pela Anatel, a Oi é a operadora com maior velocidade média e instantânea de banda larga móvel no estado.
A Oi tem investido fortemente na expansão de sua rede local. Em 2013, a companhia instalou mais de 51,6 mil portas de acesso à internet banda larga no Paraná. O ritmo se intensificou esse ano, e já nos primeiros quatro meses de 2014 foram instaladas mais de 19 mil portas. Também foram implantados 27 novos sites 2G e 3G de janeiro de 2013 até abril deste ano. Os sites são os locais onde ficam as antenas que realizam a transmissão do sinal do telefone celular. Atualmente, a Oi tem cobertura móvel em todo o estado.
Avanços refletem processo de transformação em curso na companhia
Essas melhorias são resultado do foco estratégico e de direcionamento operacional que a Oi tem seguido, com iniciativas estruturantes que sustentam o processo de transformação da companhia. A estratégia da Oi foca na convergência de fixo e móvel, banda larga e TV e na ampliação nos mercados corporativo e empresarial, com soluções que combinam telecom e TI. Na mobilidade, o foco é o crescimento do pré-pago, aumentando recargas, e a revisão de ofertas, para melhorar rentabilidade, enquanto no pós-pago a companhia investe no diferencial da convergência na internet móvel para sustentar a transição do uso de voz para a explosão do consumo de dados. E, na TV por assinatura, a Oi acaba de reposicionar a Oi TV com uma parceria com a Rede Globo e a Globosat.
Entre as medidas estruturantes adotadas também se destaca o projeto Click, espinha dorsal do plano de melhoria de qualidade. O projeto Click tem 30 mil técnicos envolvidos no Brasil, que estão sendo capacitados para viabilizar agendamento de visitas à casa de clientes, melhorando a qualidade do serviço. Outra iniciativa adotada foi o fortalecimento das regionais, com mais autonomia de atuação para os diretores.