Por Richard Klymyszyn
1 – BPM como estratégia para melhoraria de resultados: a maior parte das iniciativas pereceram antes de gerar resultados, devido `a falta de maturidade na adoção da BPM, muitas implementações são feitas com base em ferramentas e sem planejamento.
2 – BPM como serviço e processos armazenados nas nuvens: são as propostas e iniciativas dos maiores players de tecnologia que já estão oferecendo estes serviços ao mercado.
3 – As organizações públicas vão continuar a adotar BPM: a adoção de BPM será cada vez maior nos órgão públicos das 3 esferas como ferramenta para a redução de custos, eliminação de desperdícios e melhorar a qualidade dos serviços fornecidos para a sociedade.
4 – Analistas de Processo: oportunidades para analista de processo estão em destaque e a procura e qualificação destes profissionais está tendo grande repercussão. Áreas de processos e qualidade absorvem estes profissionais.
5 – Base de conhecimento, BPM CBOK: o BPM CBOK 3.0 está prestes a ser liberado, mais maduro e ainda mais importante como referencia dos conceitos da gestão por processos.
6 – Certificações: CBPP (ABPMP): estão ganhando o reconhecido do mercado, e iniciativas como BPM Day ajudam a disseminar a associação e sua certificação.
7 – BPMN será o padrão modelagem de processos: atualmente existem dezenas de BPMS que dão suporte para a notação BPMN. Business Process Modeling Survey de Dezembro de 2011 relata que mais 70% dos entrevistados usam BPMN em suas iniciativas de modelagem de processos.
8 – O poder do BPMN: apesar do crescimento do uso da notação BPMN, ela ainda continua sendo utilizada no seu nível básico. É muito comum encontrar diversos diagramas publicados na internet e livros com erros nos diagramas. Capacitação neste segmento será muito procurada.
9 – BPMS: Ferramentas com suporte a BPMN 2.0 já são o padrão de mercado, ferramentas de modelagem de processos “free” como BizAgi e ARIS Express são amplamente utilizadas por empresas em suas primeiras iniciativas com BPM.
10 – BPM tem novas perspectivas: Lean BPM , Green BPM e Agile BPM são customizações que facilitam a adoção de BPM de acordo com as necessidades do mercado.
Richard Klymyszyn é Gerente de Projetos e Processos da 4Results.