O Paraná, como o estado com Produto Interno Bruto (PIB) de maior crescimento no Brasil, tem potencial para se destacar na HANNOVER MESSE
Durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), realizada entre 22 e 24 de setembro de 2024, na cidade de Wolfsburg, foi assinado um acordo de cooperação entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Deutsche Messe AG, organizadora da feira HANNOVER MESSE. Com isso, o Brasil será o País Parceiro e Homenageado da maior feira de tecnologia industrial do mundo, na edição de 2026, na Alemanha.
A HANNOVER MESSE se estabeleceu como a principal plataforma internacional de tecnologia para a indústria e é um direcionador de tendências para o segmento industrial. A feira atrai mais de 130 mil visitantes por ano, destacando-se como uma importante vitrine para inovações de indústrias brasileiras.
“A participação brasileira na HANNOVER MESSE vem crescendo a cada edição, levando o Brasil ao TOP 10 de países com maior número de visitantes na edição de 2024, além da presença expressiva entre as empresas expositoras”, afirmou Dayane Riello, Representante Oficial da Deutsche Messe AG (DMAG) na AHK São Paulo. Barbara Konner, Vice-Presidente Executiva da AHK São Paulo, reforça que o título de País Parceiro não é inédito para o Brasil: “O Brasil foi o primeiro País Parceiro da HANNOVER MESSE, quando este conceito foi criado pelos organizadores da feira nos anos 80. O anúncio do Brasil como homenageado da edição de 2026 reitera o papel do país como o principal player da América Latina para negócios. O momento é de oportunidades estratégicas para empresas e startups brasileiras exibirem suas iniciativas e soluções em uma plataforma global, compartilhando o imenso potencial brasileiro em inovação, energia e sustentabilidade.”
“Como Representante Oficial da DMAG no Brasil, a AHK São Paulo tem fortalecido ainda mais a visibilidade do país nessa plataforma, oferecendo o suporte necessário para a participação de empresas brasileiras”, completou Riello.
Neste sentido, o Paraná se firma como o estado com Produto Interno Bruto (PIB) de maior crescimento no Brasil, ultrapassando R$ 687 bilhões. No período entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024, o PIB paranaense cresceu 2,7%, superando a média nacional de 2,5%. Esse crescimento é impulsionado principalmente pelos setores de serviços e indústria, que mostram resultados promissores. O gerente regional da Câmara Brasil-Alemanha do Paraná, Augusto Michells, ressalta que esse resultado coloca as indústrias paranaenses em possível destaque na participação na feira.
“Estamos comprometidos com o desenvolvimento local e com parcerias entre o Paraná e a Alemanha. A assinatura do acordo de cooperação com a HANNOVER MESSE é de extrema importância em nosso trabalho de destacar as oportunidades de expansão de negócios no Brasil para empresas alemãs e vice e versa”, destaca Michells.
Como representantes oficiais da economia alemã no Brasil, a Câmara Brasil-Alemanha será impulsionadora para aumentar ainda mais a participação brasileira no evento.
“Nós temos agora uma agenda importante para construir e, juntamente com a ApexBrasil, criaremos um ambiente de engajamento para empresas, associações, federações industriais e startups, visando compartilhar oportunidades para aproveitar ao máximo a visibilidade da plataforma em 2026. Nossa meta é realizar encontros para nos aproximarmos das indústrias que estão em polos estratégicos já mapeados em todas as regiões do Brasil. Queremos que a edição de 2026 seja marcada por uma participação brasileira histórica e, claro, muitos novos negócios para nossas empresas associadas”, afirmaram Konner e Riello.
Além da assinatura do acordo de cooperação na HANNOVER MESSE no EEBA 2024, também entraram em pauta debates sobre a ratificação do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia, bem como a importância de se reestabelecer um Acordo para Evitar a Dupla Tributação entre o Brasil e a Alemanha.
- Da automação à autonomia: IA é chave para sustentabilidade na indústria brasileira
- AWS anuncia novos recursos de banco de dados
- Thá Engenharia é vencedora do Prêmio Líderes 2024 como uma das melhores empresas do Paraná
- Lançamentos da indústria recuam 14% em novembro
- Com R$ 380 mi do Fundo Clima, BNDES financia aquisição de 54 ônibus elétricos em Curitiba