Neste segundo semestre de 2014, Curitiba vai receber aproximadamente 71 eventos apoiados pelo CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau. Destes, seis eventos serão os principais responsáveis pela vinda de mais de 80 mil turistas de negócios e pela geração de receita de aproximadamente R$ 70 milhões. São eles: 31° Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, XXX Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, XXVI Congresso Brasileiro de Anatomia, XXVI Congresso Brasileiro de Neurologia, 13º Congresso Brasileiro de Hansenologia e a ABAD – Convenção Anual do Atacadista Distribuidor.
“Mesmo sabendo que seria um ano complicado por causa da Copa do Mundo, conseguimos captar eventos importantes e de grande número de participantes. Assim, o saldo de realização de eventos da capital paranaense continuará positivo”, explica Dario Paixão, presidente do CCVB.
Paula Soares, gerente do Departamento de Eventos da entidade, explica a importância de receber esse tipo de visitante. “Na correria para conciliar o trabalho que não pode parar, esse turista precisa de praticidade e, ao mesmo tempo, de bons serviços, característica do alto poder aquisitivo”, afirma. Paula ainda acrescenta que esse visitante gasta mais e fica mais tempo na cidade do que o de lazer.
“Destacamos que a vinda da ABAD, um dos maiores encontros de empresas da América Latina deve gerar cerca de R$ 20 bilhões em novos negócios”, conta Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB. Destes 71 eventos, 25% são feiras, 61% técnico-científicos e 14% são de outras categorias. Esses números mostram a importância do segmento e como Curitiba tornou-se uma cidade atraente para receber diferentes eventos, por possuir política urbana, mobilidade, conectividade, infraestrutura, logística e localização privilegiada.